"Branding" e "Marketing" Pessoal: Saiba as Estratégias para o Sucesso Próprio e Profissional
Muitos estudantes de Direito não
sabem como irão administrar suas futuras carreiras quando concluírem o
curso, àqueles que optarem pela advocacia enfrentarão um desafio maior, visto que terão de gerenciar sua própria atividade, sendo que durante os longos
anos de formação em sua instituição de ensino não tiveram o mínimo
contato com disciplinas que pudessem lhe prover conhecimentos básicos de
gestão de um negócio.
Diante desse cenário, caberá ao futuro
advogado buscar meios de destacar-se na área de atuação que escolhera, adquirindo conhecimentos provenientes de outros cursos como a
Administração de Empresas e a Contabilidade por exemplo, já que um bom
advogado precisará lidar com desafios relativos a gestão de pessoas,
empreendedorismo, controle das finanças e marketing pessoal.
Fonte da imagem: http://www.leandrofonseca.com.br/marketing-pessoal-digital/
Nesse texto, iremos nos ater ao branding e também ao marketing, posto que diante das particularidades que cercam
o advogado, tais como as restrições que o Código de Ética da OAB lhes
impõe, os mesmos não podem valer-se de anúncios em meios de tv e outdoors
por exemplo, como faria um empresário de qualquer outra atividade. Além
do fato de que a principal marca que um bom advogado deve preservar é a
sua própria imagem, e é justamente nesse ponto que ingressam conceitos como marketing pessoal e
branding pessoal.
- Marketing pessoal - Desempenha papel importante na divulgação do valor atribuído à sua marca pessoal, com o objetivo de expor ao mercado que se possui àquelas características que estão sendo buscadas. De modo mais simplista seria aquela abordagem mais tática do negócio.
- Branding Pessoal – Cria-se uma identidade partindo das forças e qualidades que o profissional já possui, gerindo a imagem do profissional em todos os aspectos. Estando em um nível um pouco mais elevado já que possui um caráter mais estratégico.
Para Kotler e Keller (2006) o marketing seria
uma forma de suprir as necessidades da sociedade de forma lucrativa,
identificando as necessidades individuais e coletivas e as
possibilidades de oferta e criação de serviços ou produtos para a
satisfação dessas demandas.
Cumpre destacar aos profissionais da
área e futuros advogados que existem no mercado profissionais
especializados em prestar consultoria em Personal Branding, mas de
antemão para aqueles que querem criar e manter uma boa marca pessoal, a
dica é sempre fazer um uso ético do marketing jurídico e utilizar as
ferramentas digitais disponíveis ao seu favor.
É interessante explicar que um advogado contará sim com meios
de promover seu trabalho ou seu escritório, desde que em conformidade
com o estabelecido pela Ordem dos Advogados do Brasil, uma dessas formas
de promoção por exemplo é a manutenção de um blog - além de redes sociais -, o qual pode ser uma
ferramenta muito eficaz graças as suas próprias características as quais
sejam:
· Literatura simples de fácil compreensão;
· Feedback rápido (deixe críticas ou sugestões nos comentários ao final do texto);
· Maior proximidade devido ao contato entre autor e leitores;
· Empatia criada através do relacionamento pessoal.
Como bônus para
aqueles que querem começar seus planos de marketing fica aqui um simples
exercício de auto conhecimento através da matriz SWOT (sigla em inglês) ou FOFA (sigla em português) que lhe ajuda a
perceber quais seriam suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças dentro de duas
perspectivas, considerando tanto no ambiente interno no qual você tem
maior controle de ação quanto no meio externo onde perceberá as
oportunidades e ameaças que se apresentam.
-> Preencha já a sua:
Fonte da imagem: http://www.ignicaodigital.com.br/matriz-swot-o-que-e-e-como-ela-pode-ajudar-voce-alcancar-o-sucesso-seu-negocio/
Autoria:
Francisco Márcio Pinheiro;
Edeline Soares Fernandes.
Referências:
Kotler, P. Keller, K. L. Administração de marketing. 12. Ed. São Paulo: Pearson Hall, 2006.
Marketing
pessoal ou Branding Pessoal. Disponível em:
http://www.infobranding.com.br/marketing-pessoal-ou-branding-pessoal/. Acesso em 09/01/2018.
Melo, João Ozorio de. Relacionamento com
clientes – Blog assinado por advogado pode promover escritório.
Disponível em: https://www.conjur.com.br/2013-set-30/blog-assinado-advogado-promover-escritorio-especialista. Acesso em 09/01/2018.
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