Como trabalhar com o Direito nos EUA e no Canadá sendo formado no Brasil?

É possível trabalhar na área do Direito nos Estados Unidos e no Canadá mesmo sendo formado no Brasil. Os países, cada vez mais, estão favorecendo oportunidades de trabalho para os estrangeiros. Porém, é válido ressaltar que o caminho não é tão fácil de ser percorrido, mas o objetivo deste texto é mostrar que não é completamente impossível se o seu propósito for esse!

Existem algumas possibilidades para atuar com o Direito nos EUA, sendo professor, advogado internacional, atuar em instituições especializadas em casos de imigrações, cartoriais. Ademais, as carreiras mais comentadas e relacionadas diretamente com as Ciências Jurídicas são as 3 (três) seguintes:

A primeira possibilidade é iniciar trabalhando como "paralegal", que é um técnico jurídico, auxiliar de advogado, ou seja, tem que estar vinculado a um escritório de advocacia. É necessário o curso técnico que dura entre 1 a 2 anos e o visto dos EUA.

A segunda opção é ser consultor jurídico, não sendo necessário prestar-se ao exame de ordem dos advogados dos EUA, chamado de ABA (American Bar Association), visto que é um trabalho utilizando o Direito Brasileiro.

A terceira opção é que se você já é advogado poderá somente precisar validar o diploma e ser aprovado no exame do ABA; É assim, por exemplo, na Califórnia, considerada a "porta de entrada" para advogar nos EUA, não sendo necessário fazer outros cursos.

Porém, em Canadá, é necessário fazer um curso sobre Commow Law (baseado nas jurisprudências, costumes) visto que o sistema jurídico é diferente do presente no Brasil, que é o Civil Law (baseado na lei, normas). 
Por exemplo, muitos escolhem o LL.M em Commow Law da University of British Columbia  (UBC), em Vancouver. A vantagem desse curso é que ele foi desenvolvido para advogados estrangeiros que querem atuar na área em Canadá.


Para facilitar o visto nos Estados Unidos e a carreira de advogado estrangeiro, você poderia cursar uma pós graduação, escolher uma faculdade que tenha cursos de mestrado, por exemplo, e/ou LL.M. Pode ser em Boston: Boston College, Boston University, Suffolk Law. Em NY: Cornell, Fordham. Após escolher, acesse o site e verifique os requistos.
Posteriormente, irão analisar 
  • sua média geral da graduação; 
  • seu conhecimento da língua inglesa; 
  • solicitar cartas de recomendação (de professores, chefes de trabalhos); 
  • solicitar que escreva uma dissertação (algumas faculdades pedem que você responda um questionário pessoal e/ou profissional);
  • seu currículo;
  • comprovante de renda;
  • e, por fim, preencha a documentação específica de cada faculdade e anexe online juntamente com a taxa de inscrição.
Algumas faculdades oferecem bolsas de estudos aos melhores alunos, por exemplo, de 12.000 (doze mil) dólares, 20.000 (vinte mil) dólares.

Referências:
  1. MELO, Joao Osorio de. ConJur: Estado Americano Abre Porta para Advogados Estrangeiros. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2013-out-07/california-porta-entrada-advogados-estrangeiros-atuarem-eua Acesso em: 14/12/2017. 
  2. PADILHA, Rodrigo. Como advogar nos EUA sendo formado no Brasil? Disponível em: https://www.rodrigopadilha.com.br/empreendedorismo-juridico/como-advogar-nos-eua Acesso em: 14/12/2017.
  3. LUTKE, Renata. Brasileiras Pelo Mundo. Curso de LLM em Vancouver no Canadá. Disponível em: http://www.brasileiraspelomundo.com/llm-em-vancouver-no-canada-44115060 Acesso em: 14/12/2017.
  4. YOUTUBE, Gabriella Bonfin Moraes. Como advogar nos Estados Unidos? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5JetDBkBp_A&list=LLGJgGzktN2-05R6bvM-C2Kg&index=3 Acesso em: 14/12/2017.

Comentários