Um breve relato sobre a Etimologia: Direito e Jurídico
O curso superior de Ciências Jurídicas e Sociais, mais conhecido como Direito, atrai as pessoas de todas as idades. O curso, por si só, dispõe de um vasto conhecimento das leis e da sociedade em geral, tornando o indivíduo um conhecedor de seus direitos. Além disso, a área de atuação do Direito é ampla: vai desde concursos públicos, pesquisa, ensino, advocacia, consultoria, mediação.
Mas quanto ao significado etimológico dos termos Direito e Jurídico?
Mas quanto ao significado etimológico dos termos Direito e Jurídico?
Ambos os termos designam o fenômeno jurídico, o conjunto de fatos que compõem a esfera do Direito. Sabe-se que o Direito Romano foi o pai das legislações hodiernas, com o Corpus Juris Civilis, por exemplo. Porém, a palavra "direito" não foi utilizada pelos romanos para designar o fenômeno que hoje recebe seu nome. Apenas no final da Idade Média os estudiosos passaram a utilizá-la.
Sobre a etimologia da palavra "Direito", tem-se o termo rectum e directum, que significam “reto” e “em linha reta”. Podemos dizer que uma coisa está directum se estiver conforme uma regra (“reta”).
Já sobre a palavra "Jurídico", tem-se no Direito Romano como designador do direito e era utilizado com o termo jus. Porém, há divergência histórica quanto sua origem. E veja que interessante: desse radical derivam outras palavras do universo legislativo e judicial, como o próprio judiciário, jurisconsulto, jurisprudência.
Comentários
Postar um comentário