Como fazer um projeto de pesquisa?
O artigo científico é uma produção acadêmica onde os estudantes, especialistas, mestres, dentre outros pesquisadores, escrevem temas da área em que atuam e contribuem para o avanço do campo de estudo, apontando problemas, introduzindo-os, desenvolvendo-os e tentando solucioná-los.
Para entender como fazer um projeto de pesquisa, faz-se necessário responder a seguinte indagação:
O que é pesquisa?
Fonte da imagem: http://www.ampc.com.au/2015/02/Hook-Assist-CBA-and-feasibility-for-future-modifications
Pesquisa, de forma simples e clara, é um processo através do qual as pessoas adquirem um novo conhecimento. Sendo sistemática e formal em âmbito acadêmico, a pesquisa é então utilizada para resolver um problema/questão e essa problemática deve ser clara, precisa e de viável dimensão.
A elaboração de uma pesquisa é um processo gradual, ou seja, quanto mais recortes o tema conter e mais delimitado for; melhor!
A elaboração de uma pesquisa é um processo gradual, ou seja, quanto mais recortes o tema conter e mais delimitado for; melhor!
Imagine que você teve a ideia de escrever sobre Direito Penal. É inviável escrever sobre tudo do Direito Penal em um artigo só, tendo em vista a densidade da matéria. Assim, indubitavelmente, é importante que você delimite o tema. Observe o exemplo de delimitação:
- Quero pesquisar/escrever sobre o Sistema Carcerário;
- O Sistema Carcerário feminino e do Ceará;
- 1 (um) caso desse SC feminino;
- e o caso é sobre os direitos e deveres das apenadas do SC chamado ___ do CE.
O primeiro passo para elaborar uma pesquisa é elaborar um projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa trata-se de uma preliminar da pesquisa/artigo. É uma forma pontual e resumida para que o estudante deixe o trabalho descrito de forma clara e sucinta para que quando realizar o artigo em si ele já tenha em mãos uma espécie de "molde". Além disso, ele possui as ideias principais de uma pesquisa que será realizada.
Neste projeto tem que estar definido os seguintes pontos:
- O que fazer?
- Por que fazer?
- Para quem fazer?
- Onde fazer?
- Como fazer?
Assim, é necessário que o mesmo contenha:
- A definição do tema e escolha do problema ou definição do objeto (delimitação), como já foi dito acima;
- Base teórica e conceitual (têm que estar em coerência com seu tema definido, podendo o escritor utilizar-se de citações - diretas, indiretas, citação de citação - dos autores dos livros e textos escolhidos);
- Formulação de Hipóteses (apontar ideias e teorias que as sustentem, têm que ser claras);
- Justificativas (relevância do tema, contribuições para soluções, motivos);
- Objetivos (quais metas são almejadas);
- Métodos (definir como o autor vai abordar seu trabalho, e principalmente o desenvolvimento, se é um método qualitativo, quantitativo, dedutivo, indutivo, experimental, comparativo, monográfico ou estudo de caso; se vai desenvolver pesquisa de campo com entrevistas, ou somente pesquisa empírica, por exemplo);
- Custos ou orçamentos;
- Cronograma;
- Referências bibliográficas.
Depois de pronto o projeto de pesquisa, você pode partir para a pesquisa/artigo em si!
Por fim, faz-se necessário analisar se a formatação de seu texto está de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Agora é só pesquisar uma Revista Científica, ler o edital, enquadrar o trabalho nas normas de envio e publicar!!! Além de revistas, há congressos, semanas acadêmicas, simpósios, jornadas, onde você pode enviar seu trabalho, apresentar, e consequentemente, publicar, seja com ISSN (International Standard Serial Number - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ou ISBN (International Standard Book Number - Número Internacional Padrão de Livro), além de Qualis - CAPES (sistema que classifica a produção científica no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos).
É válido ressaltar que algumas publicações exigem um professor orientador.
É válido ressaltar que algumas publicações exigem um professor orientador.
Comentários
Postar um comentário